O
Departamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal dinamizou,
no dia 10 de janeiro, a segunda sessão do “Ciclo de Sábados VII – Falando com
Quem Faz”, promovido pela Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de
Educação Especial, na Escola E.B. S. Vicente de Telheiras, em Lisboa, com a
temática “Transição pós-escolar”. Esta participação decorreu da intervenção num
dos painéis do Seminário Inclusão Escolar – Cruzando conceitos e práticas,
promovido pelo Centro de Formação da Associação de Escolas Lezíria-Oeste, em
Azambuja.
No
último sábado a sessão intitulada “Transição Pós-Escolar” foi dinamizada pelas
docentes de Educação Especial Fernanda Rocha e Sandra Morgado, na qual deram a
conhecer a todos os professores presentes, o Projeto “Aprendizagens Para a
Vida” que tem vindo a ser implementado na escola sede deste Agrupamento, desde
o ano letivo 2012/2013.
O Projeto “Aprendizagens Para a
Vida”, enquadra-se nos pressupostos do Projeto Educativo do Agrupamento, procurando
dar respostas adequadas e significativas aos alunos com Currículo Específico
Individual (CEI) a frequentar o 2.º e 3.º Ciclos. Este projeto decorre em onze ateliers/oficinas desenvolvidos em
contexto escolar e na comunidade local. O projeto é coordenado pelos docentes
de Educação Especial, dinamizado por nove professores do ensino regular dos 2.º
e 3.º Ciclos e por uma educadora de infância. Os ateliers que decorrem na
comunidade local resultam de parcerias de cooperação com a Escola Profissional
e com um gabinete de estética.
A
implementação deste projeto só tem sido possível devido à colaboração da
direção do Agrupamento, ao envolvimento dos docentes das várias áreas
disciplinares e à disponibilidade das entidades parceiras da comunidade local,
o que tem permitido aos nossos alunos com Necessidades Educativas Especiais
desenvolver atividades de cariz funcional para o despiste e a promoção de
competências específicas e individuais, fundamentais para o desenvolvimento da
autonomia, uma futura integração social e um encaminhamento para áreas
profissionais/ocupacionais.
A divulgação do Projeto
“Aprendizagens Para a Vida” tem proporcionado momentos de partilha de práticas
pedagógicas inclusivas, as quais deverão ser alargadas na comunidade, de forma
a promover a igualdade de oportunidades de acesso e sucesso, perspetivando a preparação
para uma futura vida profissional/ocupacional, assim como a transição da escola
para o emprego destes jovens com necessidades educativas
especiais de caráter permanente.
Docentes de Educação Especial: Fernanda Rocha (sentada) e Sandra Morgado (em pé) |
Professoras dinamizadoras da sessão: Sandra Morgado (sentada); Fernanda Rocha (em pé) Professor do 3.º Ciclo João Paulo Correia - convidado a participar na apresentação do atelier dinamizado por si |
Momento dinamizado durante a sessão |
Sem comentários:
Enviar um comentário