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Helena Brites, professora de Educação Musical e musicoterapeuta |
A
professora de educação musical e musicoterapeuta Helena Brites dinamizou, no dia
7 de março, a quarta sessão do “Ciclo de Sábados VII – Falando com Quem Faz”,
promovido pela Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação
Especial, na Escola E.B. S. Vicente de Telheiras, em Lisboa,
com a temática “Medidas educativas—Estratégias para Apoio Pedagógico Personalizado”. Esta participação decorreu da intervenção num dos
painéis do Seminário Inclusão Escolar – Cruzando conceitos e práticas,
promovido pelo Centro de Formação da Associação de Escolas Lezíria-Oeste, em
Azambuja.
A
professora Helena Brites deu a conhecer a todos os presentes o Projeto
“Musicoterapia”, que teve início no ano letivo 2009/2010 com
o objetivo de acompanhar alunos com Perturbações do Espetro do Autismo. Este
projeto alargou a sua ação no ano letivo 2010/2011, tendo integrado outras
formas de intervenção (a dança e o teatro), bem como o acompanhamento de alunos
com outras problemáticas.
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Momento da dinamização da sessão pela professora e musicoterapeuta Helena Brites |
Desde o ano letivo
anterior que a dimensão da intervenção se encontra enquadrada no âmbito do
Projeto de Autonomia do Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal - Rio Maior, o que permitiu alargar o acompanhamento aos alunos do
Centro Escolar N.º 1, proporcionando uma intervenção em idades mais precoces, ou
seja no ensino pré-escolar, e ainda o acompanhamento a outros alunos do 1.º
Ciclo com necessidades educativas especiais (NEE).
Este projeto visa a aplicação dos efeitos
terapêuticos da música a alunos com problemáticas diversas nos domínios
cognitivo, emocional, afetivo e/ou motor, com benefícios no seu percurso
académico e pessoal, verificando-se assim a sua
importância como ferramenta de apoio pedagógico e multidisciplinar.
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Alguns dos instrumentos musicais utilizados nas sessões de musicoterapia |
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