Ao finalizar mais um ano
letivo, o Departamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas Marinhas
do Sal, destaca as várias atividades dinamizadas no âmbito dos Planos
Individuais de Transição (PIT) ou Programas de Formação Vocacional, desenvolvidas por
seis alunos com Necessidades Educativas Especiais e com Currículo Específico
Individual.
As atividades possuíam um cariz
vocacional/profissional e enquadraram-se no perfil vocacional e nas competências
funcionais de cada aluno. Estas realizaram-se fora do espaço escolar, inseridas
na comunidade local, em contexto real de trabalho, à exceção de mecânica que
decorreu na Escola Profissional de Rio Maior.
Os alunos Luciano Rodrigues, do
6.º B, Igor Nogueira, 7.º A, e Marcelo Pires, do 9.º C, foram acompanhados pelo
monitor João Gomes na oficina de mecânica, na Escola Profissional de Rio Maior.
Esta experiência permitiu aos alunos adquirir conhecimentos básicos sobre
ferramentas e materiais e a sua utilização, assim como desenvolver habilidades
manuais, executando pequenos trabalhos que orgulhosamente exibiram na exposição
de final de ano.
A esteticista Natércia António recebeu,
no seu Gabinete de Estética, a aluna Marisa Monteiro, do 8.º B, e com ela
desenvolveu atividades na área da manicura. Esta profissional, nas várias
sessões, procurou sensibilizar a aluna para questões de cuidados pessoais e de
estética, partilhar conhecimentos sobre instrumentos e materiais e aconselhar
formas de atendimento ao público.
O salão Modos & Jeitos recebeu a Soraia Silva, do 9.ºC, para uma experiência
vocacional como ajudante de cabeleireiro. Os cabeleireiros Sílvia Costa e
Valério Santos
orientaram, atentamente, a aluna
proporcionando-lhe conhecimentos
básicos alusivos à utilização de instrumentos e materiais necessários às
tarefas num salão de cabeleireiro,
bem como algumas técnicas elementares de pentear.
A educadora Maria dos Anjos
acolheu, no Centro Escolar n.º 1, a aluna Jéssica Santos, também, do 9.ºC, para
desenvolver atividades como auxiliar de educação pré-escolar. Neste âmbito, a
aluna participou nas rotinas diárias
e colaborou nas atividades
da sala/Centro Escolar. A
Jéssica ainda preparou e dinamizou, com grande à vontade, a leitura de dois livros, na sala, que foram
acompanhados por atividades
de expressão plástica,
cuidadosamente preparadas no atelier de Recicl’arte.
As experiências
vocacionais/profissionais proporcionaram o desenvolvimento pessoal dos alunos,
fomentando a autoestima,
autonomia, responsabilidade e as relações interpessoais com várias gerações,
perspetivando a
sua inclusão social e laboral.
Os Planos Individuais de
Transição (PIT) ou Programas de Formação Vocacional foram exequíveis devido às
parcerias estabelecidas com instituições e empresas e à sensibilidade e
disponibilidade dos vários monitores, que colaboraram na programação das
atividades, no acompanhamento e na monitorização do desempenho dos alunos.
O nosso bem-haja a todos.
Luciano e Igor constroem as suas árvores de Natal, na Escola Profissional de Rio Maior |
Supervisão do monitor João Gomes e o empenho dos alunos |
Trabalho de equipa: esteticista Natércia António, a aluna Marisa e a Beatriz, a "cliente" amiga |
O bem embelezamento das unhas |
As primeiras atividades da Soraia acompanhadas de perto pela cabeleireira Sílvia Santos |
Como secar o cabelo a uma cliente! |
O prazer da leitura |
Os pequenos grandes "artistas" orientados pela Jéssica |
Sem comentários:
Enviar um comentário