sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

“Aprendizagens Para a Vida” – um projeto inclusivo

O Departamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal dinamizou, no dia 10 de janeiro, a segunda sessão do “Ciclo de Sábados VII – Falando com Quem Faz”, promovido pela Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, na Escola E.B. S. Vicente de Telheiras, em Lisboa, com a temática “Transição pós-escolar”. Esta participação decorreu da intervenção num dos painéis do Seminário Inclusão Escolar – Cruzando conceitos e práticas, promovido pelo Centro de Formação da Associação de Escolas Lezíria-Oeste, em Azambuja.
No último sábado a sessão intitulada “Transição Pós-Escolar” foi dinamizada pelas docentes de Educação Especial Fernanda Rocha e Sandra Morgado, na qual deram a conhecer a todos os professores presentes, o Projeto “Aprendizagens Para a Vida” que tem vindo a ser implementado na escola sede deste Agrupamento, desde o ano letivo 2012/2013.
            O Projeto “Aprendizagens Para a Vida”, enquadra-se nos pressupostos do Projeto Educativo do Agrupamento, procurando dar respostas adequadas e significativas aos alunos com Currículo Específico Individual (CEI) a frequentar o 2.º e 3.º Ciclos. Este projeto decorre em onze ateliers/oficinas desenvolvidos em contexto escolar e na comunidade local. O projeto é coordenado pelos docentes de Educação Especial, dinamizado por nove professores do ensino regular dos 2.º e 3.º Ciclos e por uma educadora de infância. Os ateliers que decorrem na comunidade local resultam de parcerias de cooperação com a Escola Profissional e com um gabinete de estética.
A implementação deste projeto só tem sido possível devido à colaboração da direção do Agrupamento, ao envolvimento dos docentes das várias áreas disciplinares e à disponibilidade das entidades parceiras da comunidade local, o que tem permitido aos nossos alunos com Necessidades Educativas Especiais desenvolver atividades de cariz funcional para o despiste e a promoção de competências específicas e individuais, fundamentais para o desenvolvimento da autonomia, uma futura integração social e um encaminhamento para áreas profissionais/ocupacionais.

            A divulgação do Projeto “Aprendizagens Para a Vida” tem proporcionado momentos de partilha de práticas pedagógicas inclusivas, as quais deverão ser alargadas na comunidade, de forma a promover a igualdade de oportunidades de acesso e sucesso, perspetivando a preparação para uma futura vida profissional/ocupacional, assim como a transição da escola para o emprego destes jovens com necessidades educativas especiais de caráter permanente.


Docentes de Educação Especial: Fernanda Rocha (sentada) e Sandra Morgado (em pé)
Professoras dinamizadoras da sessão: Sandra Morgado (sentada);  Fernanda Rocha (em pé)
Professor do 3.º Ciclo João Paulo Correia - convidado a participar na apresentação do atelier dinamizado por si 

Momento dinamizado durante a sessão

Sem comentários:

Enviar um comentário