segunda-feira, 22 de junho de 2015

Planos Individuais de Transição e Programas de Formação Vocacional – Preparar o Futuro

Ao finalizar mais um ano letivo, o Departamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal, destaca as várias atividades dinamizadas no âmbito dos Planos Individuais de Transição (PIT) ou Programas de Formação Vocacional, desenvolvidas por seis alunos com Necessidades Educativas Especiais e com Currículo Específico Individual.

As atividades possuíam um cariz vocacional/profissional e enquadraram-se no perfil vocacional e nas competências funcionais de cada aluno. Estas realizaram-se fora do espaço escolar, inseridas na comunidade local, em contexto real de trabalho, à exceção de mecânica que decorreu na Escola Profissional de Rio Maior.

Os alunos Luciano Rodrigues, do 6.º B, Igor Nogueira, 7.º A, e Marcelo Pires, do 9.º C, foram acompanhados pelo monitor João Gomes na oficina de mecânica, na Escola Profissional de Rio Maior. Esta experiência permitiu aos alunos adquirir conhecimentos básicos sobre ferramentas e materiais e a sua utilização, assim como desenvolver habilidades manuais, executando pequenos trabalhos que orgulhosamente exibiram na exposição de final de ano.

A esteticista Natércia António recebeu, no seu Gabinete de Estética, a aluna Marisa Monteiro, do 8.º B, e com ela desenvolveu atividades na área da manicura. Esta profissional, nas várias sessões, procurou sensibilizar a aluna para questões de cuidados pessoais e de estética, partilhar conhecimentos sobre instrumentos e materiais e aconselhar formas de atendimento ao público.

O salão Modos & Jeitos recebeu a Soraia Silva, do 9.ºC, para uma experiência vocacional como ajudante de cabeleireiro. Os cabeleireiros Sílvia Costa e Valério Santos orientaram, atentamente, a aluna proporcionando-lhe conhecimentos básicos alusivos à utilização de instrumentos e materiais necessários às tarefas num salão de cabeleireiro, bem como algumas técnicas elementares de pentear.

A educadora Maria dos Anjos acolheu, no Centro Escolar n.º 1, a aluna Jéssica Santos, também, do 9.ºC, para desenvolver atividades como auxiliar de educação pré-escolar. Neste âmbito, a aluna participou nas rotinas diárias e colaborou nas atividades da sala/Centro Escolar. A Jéssica ainda preparou e dinamizou, com grande à vontade, a leitura de dois livros, na sala, que foram acompanhados por atividades de expressão plástica, cuidadosamente preparadas no atelier de Recicl’arte.

As experiências vocacionais/profissionais proporcionaram o desenvolvimento pessoal dos alunos, fomentando a autoestima, autonomia, responsabilidade e as relações interpessoais com várias gerações, perspetivando a sua inclusão social e laboral.

Os Planos Individuais de Transição (PIT) ou Programas de Formação Vocacional foram exequíveis devido às parcerias estabelecidas com instituições e empresas e à sensibilidade e disponibilidade dos vários monitores, que colaboraram na programação das atividades, no acompanhamento e na monitorização do desempenho dos alunos.


O nosso bem-haja a todos.


Luciano e Igor constroem as suas árvores de Natal, na Escola Profissional de Rio Maior
Supervisão do monitor João Gomes e o empenho dos alunos

Trabalho de equipa: esteticista Natércia António, a aluna Marisa e a Beatriz, a "cliente" amiga

O bem embelezamento das unhas

As primeiras atividades da Soraia acompanhadas de perto pela cabeleireira Sílvia Santos


Como secar o cabelo a uma cliente!

O prazer da leitura

Os pequenos grandes "artistas" orientados pela Jéssica


Sem comentários:

Enviar um comentário