quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Rua Sésamo mais inclusiva

Julia é a primeira personagem autista da Rua Sésamo

Série criou pela primeira vez um personagem autista. Objectivo é sensibilizar a sociedade e ajudar crianças e pais
Texto de P3 • 22/10/2015 - 16:34

Tem o cabelo laranja, olhos verdes, é autista e chama-se Julia. A nova personagem da Rua Sésamo vai ter um papel de destaque na série e quer mostrar às crianças "o que todas têm em comum e não as suas diferenças”. A iniciativa Sesame Street and Autism: See All in Amazing Children alerta para o autismo entre os mais novos e quer ser uma ajuda para pacientes e família.

Desenvolvido pela Sesame Workshop, o programa educacional, feito em parceria com 14 instituições, está disponível através do computador ou de uma aplicação descarregada para o "smartphone". Há livros de histórias, vídeos e vários recursos audiovisuais para ajudar as famílias e as crianças em rotinas diárias.

A opção pelo mundo digital tem uma explicação: “A maioria dos familiares dos jovens com este tipo de deficiências gravita em conteúdos digitais, daí ter-se criado a Julia digitalmente”, disse à revista People, Sherrie Westin, vice-presidente executiva dos impactos globais e filantropia.

As crianças com autismo "têm cinco vezes mais probabilidades de serem vítimas de 'bullying'", disse à mesma fonte a vice-presidente da Sesame Workshop, Jeanette Betancourt, sublinhando que, como as outras, as "crianças com autismo partilham a alegria pelas brincadeiras, por terem amigos e fazerem parte de um grupo".

Através da etiqueta #SeeAmazing, a Rua Sésamo está a incentivar os utilizadores a partilharem histórias, vídeos e fotografias que abordem este tema.

Sem comentários:

Enviar um comentário