quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Jovens com deficiência mental levam ao palco do Maria Matos bailado de Ana Kohler

Jovens com deficiência mental vão subir ao palco do Teatro Maria Matos, em Lisboa, na segunda-feira, para apresentar um espetáculo de dança criado por Ana Kohler e no final receberão certificados do Conselho Internacional de Dança da UNESCO.

A apresentação da peça `Once Upon a Time` é o culminar do projeto `Two feet`, cofinanciado pela Fundação EDP, que permitiu que 16 jovens da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Lisboa (APPACDM) tivessem aulas, durante um ano, na Escola de Dança Ana Kohler, membro do Conselho Internacional de Dança (CID) da UNESCO e da Classical Dance Alliance - New York.
"O espetáculo vai ser o culminar da aprendizagem, mas vai sobretudo permitir que estes jovens tenham acesso a um palco onde habitualmente não estão", da inclusão social, refere a associação, adiantando que o projeto visa a certificação dos bailarinos pelo Conselho Internacional de Dança da UNESCO.
Em declarações à agência Lusa, a diretora da APPACDM de Lisboa, Filomena Abraços, contou que "já vinha de algum tempo o sonho de fazer algo mais específico na área da dança".
"Em 2003 já tínhamos a área da dança como atividade expressiva, em 2009 constituímos o grupo Pé de Dança (...) os jovens foram-se aperfeiçoando, mas faltava-nos algo", contou Filomena Abraços.
Foi nessa altura que surgiu o projeto e a parceria com a Escola de Dança Ana Kohler, que permitiu aos jovens desenvolver capacidades técnicas nesta área e ter "um papel socialmente valorizado, conseguindo concretizar a inclusão pela arte".
Ao longo de um ano de trabalho, os jovens "evoluíram imenso" em termos técnicos e agora "estão entusiasmadíssimos" com a realização do espetáculo, disse a responsável.
"Eles adoram palco, adoram público, adoram gente. Para eles, tudo o que é dança é uma maravilha", comentou Filomena Abraços, destacando a importância da atribuição do certificado do CID no final do espetáculo para estes jovens bailarinos.
"Este certificado é muito importante para eles porque é o reforçar de um ano de trabalho que não foi fácil, porque tinham de obedecer a técnicas de concentração, de rigor, não faltar e estarem sempre dispostos", disse, rematando: "É muito bom que no final sintam que valeu a pena".
O financiamento do projeto termina agora, mas associação pretende dar-lhe seguimento. "Seria uma pena perdermos todo este trabalho de um ano e os ganhos que tivemos e, por isso, vamos apostar na sua continuidade", sublinhou.
Ao longo dos últimos 50 anos, a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Lisboa reuniu recursos para responder às necessidades específicas de crianças, jovens e adultos, com deficiência intelectual.
Foi neste sentido que surgiu a dança como atividade expressiva, com o objetivo de promover a expressão de sentimentos e emoções, sem necessitar de palavras para se expressar.
Atualmente existe o grupo Pé de Dança que tem exibido inúmeras atuações dentro e fora da organização, promovendo a valorização da pessoa com deficiência intelectual como cidadão ativo na cultura deste país.
Fonte: http://www.rtp.pt/noticias/cultura/jovens-com-deficiencia-mental-levam-ao-palco-do-maria-matos-bailado-de-ana-kohler_n891613

Sem comentários:

Enviar um comentário