quinta-feira, 12 de março de 2015

“MUSICOTERAPIA” - um projeto inovador

Helena Brites, professora de Educação Musical
 e musicoterapeuta
A professora de educação musical e musicoterapeuta Helena Brites dinamizou, no dia 7 de março, a quarta sessão do “Ciclo de Sábados VII – Falando com Quem Faz”, promovido pela Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, na Escola E.B. S. Vicente de Telheiras, em Lisboa, com a temática “Medidas educativas—Estratégias para Apoio Pedagógico Personalizado”. Esta participação decorreu da intervenção num dos painéis do Seminário Inclusão Escolar – Cruzando conceitos e práticas, promovido pelo Centro de Formação da Associação de Escolas Lezíria-Oeste, em Azambuja.
A professora Helena Brites deu a conhecer a todos os presentes o Projeto “Musicoterapia”, que teve início no ano letivo 2009/2010 com o objetivo de acompanhar alunos com Perturbações do Espetro do Autismo. Este projeto alargou a sua ação no ano letivo 2010/2011, tendo integrado outras formas de intervenção (a dança e o teatro), bem como o acompanhamento de alunos com outras problemáticas.
Momento da dinamização da sessão pela professora
e musicoterapeuta Helena Brites
Desde o ano letivo anterior que a dimensão da intervenção se encontra enquadrada no âmbito do Projeto de Autonomia do Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal - Rio Maior, o que permitiu alargar o acompanhamento aos alunos do Centro Escolar N.º 1, proporcionando uma intervenção em idades mais precoces, ou seja no ensino pré-escolar, e ainda o acompanhamento a outros alunos do 1.º Ciclo com necessidades educativas especiais (NEE).
Este projeto visa a aplicação dos efeitos terapêuticos da música a alunos com problemáticas diversas nos domínios cognitivo, emocional, afetivo e/ou motor, com benefícios no seu percurso académico e pessoal, verificando-se assim a sua importância como ferramenta de apoio pedagógico e multidisciplinar.
Alguns dos instrumentos musicais utilizados
nas sessões de musicoterapia


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