quinta-feira, 23 de abril de 2015

FCT edita livro “Tecnologias de apoio para pessoas com deficiência”

por equipa acesso • 22 de Abril de 2015


No âmbito das suas competências de coordenação das políticas públicas da Sociedade de Informação (SI), nomeadamente das políticas que potenciam os benefícios da SI para as pessoas com necessidades especiais, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) edita o livro “Tecnologias de apoio para pessoas com deficiência”.
Dos autores Pedro Encarnação, Luís Azevedo e Ana Rita Londral, três dos melhores profissionais portugueses na área da Engenharia da Reabilitação, este livro é um texto introdutório à temática das Tecnologias de Apoio. As Tecnologias de Apoio são produtos, serviços ou práticas com vista à promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência.
Pretende-se dar uma visão geral desta área científica multidisciplinar, caraterizar potenciais utilizadores e apresentar exemplos das Tecnologias de Apoio existentes atualmente no mercado, organizados por áreas funcionais: mobilidade, manipulação, comunicação, orientação e cognição. Descreve-se ainda o enquadramento legal da prescrição de Tecnologias de Apoio em Portugal.
O livro destina-se a todos os profissionais da área da Reabilitação e do Ensino Especial, utilizadores finais e, em geral, a todos os interessados em Tecnologias de Apoio.

O livro vai ser apresentado no próximo dia 28 de abril, às 18:45h, no auditório do INR, na R. Conde de Valbom, 63. Estarão presentes os autores para uma sessão de autógrafos e a apresentação estará a cargo do Prof. Castro Caldas que também prefacia a obra. A sessão terminará com um Porto de Honra gentilmente oferecido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação.

Sem comentários:

Enviar um comentário