quarta-feira, 8 de abril de 2015

PERTURBAÇÕES DO ESPECTRO DO AUTISMO - sugestões de leitura

Dentro da temática assinalada no dia 2 deste mês, Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, apresentamos algumas sugestões de leitura para conhecer, aprofundar e, principalmente, compreender as Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) .


Este manual procura apresentar uma abordagem integrada da compreensão e intervenção nas Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) e dirige-se a pais e profissionais com interesse na área. Para além da descrição das principais alterações nas PEA, apresentam-se resumidamente vários modelos de intervenção utilizados e descreve-se uma abordagem que tem revelado resultados significativos, e que as autoras fundamentam e denominam de Intervenção Psicoeducacional Integrada. 

Esta abordagem reúne várias estratégias adaptadas ao perfil e recursos de cada criança de forma individualizada. São também dadas algumas sugestões acerca da forma como os pais poderão ajudar o seu filho no dia-a-dia, com conselhos e orientações muito práticos, e aborda-se a temática da adolescência e a especificidade da intervenção nesta fase do desenvolvimento.

O mundo da criança com autismo é, de longe, o livro mais completo e mais abrangente que alguma vez foi escrito para os pais de crianças com autismo e para os respetivos professores, para os especialistas nos vários campos que envolvem a criança e para outros profissionais que com ela se preocupam. Escrito pela Doutora Bryna Siegel, psicóloga do desenvolvimento e diretora de uma grande clínica universitária para crianças com autismo, apoia e traz esperança não só às crianças mas também às suas famílias - pais, avós, irmãos - e outros prestadores de cuidados que têm de enfrentar o seu próprio sofrimento e confusão subsequentes ao diagnóstico de autismo ou de outras perturbações do espetro autista. A Doutora Siegel acredita que a melhor defesa para os pais reside em adquirirem, tão cedo quanto possível, o conhecimento e as competências de que necessitarão para trabalharem com profissionais, no sentido de ajudarem os respetivos filhos a atingirem o seu potencial. 

Este livro aborda, portanto, questões que se prendem com a compreensão do diagnóstico de autismo, com os tratamentos disponíveis e com a forma de decidir o que é melhor para uma dada criança com autismo ou com perturbação global do desenvolvimento. Reunindo um valioso conjunto de informação há muito necessária acerca dos mais recentes desenvolvimentos no campo da educação e da medicina,O mundo da criança com autismo é um excelente guia e um recurso que ninguém que se preocupa com os jovens com autismo ou com perturbações do desenvolvimento quer perder. 

Compreender o Autismo fornece um vasto conjunto de estratégias para trabalhar com alunos com perturbações do espetro do autismo e problemas comportamentais associados.
A autora descreve uma série de métodos funcionais e eficazes que ajudarão os professores a promoverem a inclusão, a comunicação na sala de aula e a recompensar os progressos. Adaptadas aos contextos pré-escolar, básico e secundário em escolas regulares, estas técnicas também enfatizam a necessidade de uma abordagem de trabalho consistente, tanto na escola como em casa.
Este livro é um ótimo recurso para quem luta diariamente pela inclusão de alunos com perturbações do espetro do autismo e pelo aumento da sua independência, associada ao reforço do apoio de que necessitam e a que têm direito.

"No seu todo a obra espelha uma bem estruturada estratégia de entender, por um lado, o modo como as crianças e jovens com autismo vivem o seu quotidiano e, por outro, a forma como os educadores naturais (famílias) e profissionais (em especial os docentes) podem agir para a otimização do potencial de desenvolvimento e de aprendizagem dessas crianças e jovens. Como princípio orientador desta mediação, Ana Saldanha frisa, logo à entrada que são mais comuns as caraterísticas das crianças com autismo em relação aos seus pares do que as diferenças.
Para conferir mais ênfase a esta ideia crucial, a autora recorre ao psicólogo espanhol Ángel Rivière, considerado internacionalmente como um dos mais prestigiados estudiosos do autismo.
(…) Efetivamente, o fenómeno lúdico é, aqui, pormenorizadamente abordado, numa narrativa que vai desde o colocar em evidência a sua importância no desenvolvimento infantil, até ao seu contributo estratégico no âmbito da intervenção pedagógica junto de crianças com necessidades educacionais de diferenciadas tipologias, em geral e, em particular, de pessoas com autismo.
Jorge Serrano in Prefácio"


O presente manual prático de intervenção nas perturbações do espectro do autismo (PEA) pretende transmitir a informação de que as PEA são uma patologia do neurodesenvolvimento que exige uma intervenção muito precoce, de caráter intensivo e multidisciplinar. Assim, tem por objetivo partilhar o conhecimento teórico e prático sobre as PEA e a sua intervenção, dando a conhecer as diversas actividades construídas e adaptadas para as várias crianças que já passaram pelo programa PIPA - Programa Integrado Para o Autismo desenvolvido nos últimos anos no Centro de Desenvolvimento Infantil LógicaMentes. Pretende-se que, tanto os profissionais de saúde e terapeutas, como os educadores, professores e pais, compreendam a necessidade de os materiais terem de ser construídos à medida de cada criança para que, em cada etapa do desenvolvimento, seja feita a estimulação correta. Esta individualização permite que a criança com PEA possa evoluir e desenvolver-se de forma mais ajustada, conseguindo fazer as aprendizagens de modo a ter a autonomia e integração social e profissional na sociedade.

Boas Leituras!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário